Caríssimos Jovens!
Semana passada falamos sobre o as consequências do pecado. Mas o que é pecado? Como evitá-lo?
Vamos pensar da seguinte maneira, o pecado gera pecado, acaba viciando e criando repetição dos mesmo atos, que nos impede de distinguir o bem do mal. Vamos então ver o que são os pecados capitais , são assim chamados porque são a origem de outros pecados e outros vícios.
Os pecados capitais são 7 e acompanhe as sua virtudes:
Pecado
Virtude
Soberba ou Orgulho
Avareza
Impureza ou Luxuria
Gula
Ira
Inveja
Preguiça
Virtudes
Humildade
Desprendimento
Castidade
Temperança
Perdão
Benevolência
Diligência
A Soberba ou Orgulho encabeça a lista dos pecados capitais porque é o pior pecado de todos. Foi esse pecado que levou alguns anjos a se rebelarem contra Deus e levou a Adão e Eva a desobediência. São aquelas pessoas que “se acham”, pensam ser melhores em tudo, principalmente melhor que Deus. O soberbo se acha melhor que os demais, gosta de aplausos e bajulações. É uma pessoa que se exibe, gosta de chamar atenção pra si, pensa sempre que sabe de tudo e as vezes nem conhece o assunto.
A palavra mais dita para um soberbo é: “EU”.
Eu vou, eu acho, eu penso que, mas eu prefiro.
O oposto da soberba é a humildade, a maior virtude de Jesus Cristo, “manso e humilde de coração”(MT11, 29). Marcou também Maria “a serva do Senhor”(LC 1, 38). José e todos os Santos da igreja.
O Demônio não pode nada contra uma alma humilde, pois ele é soberbo e não sabe se defender contra os corações humildes.
Santo Agostinho dizia “Eis a a grande ciência do cristão: conhecer que nada é e nada pode”.
Não podemos nos gloriar de nada; tudo que fazemos de bom, é por graça de Deus que o fazemos. De modo especial, é muito perigoso se gloriar das boas obras espirituais que realizamos. É preciso se lembrar sempre de que se eu sei pregar bem, ou cantar, ou jogar futebol ou vôlei bem, etc., tudo isso é dom de Deus, e eu não posso “roubara sua glória” atribuindo-a a mim.
Jesus sempre ensinava a humildade aos discípulos
LC 14,8
De nada vale um belo computador se não há alguém que o programe e opere, de nada vale uma colher de pedreiro sem uma mão para manejá-la. Não adianta ser um bom artilheiro se não tiver um bom time para ajudá-lo.
Ser humilde é ser santo, é saber descer do pedestal, e não se auto adorar, é preferir fazer a vontade dos outros e não a sua, é ser silencioso, discreto, escondido. Um bom exemplo disso é João Batista, e São José.
Leia as seguintes frases da bíblia
Provérbios 3, 34
Tiago 4, 6
1 Pedro 5, 5
Eclo 2,4
2Cor 12, 7-10
A Avareza ,é o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os e deixando Deus em segundo plano. É considerado o pecado mais tolo por se firmar em possibilidades. O apego exessivo ao dinheiro faz a pessoa amá-lo como um Deus. Jesus já alertava os discípulos sobre isso:
Mt 6, 24
O que importa é que a pessoa não seja escravo do dinheiro e dos bens. Mas claro que precisamos de dinheiro, veja o próprio Jesus tinha um tesoureiro em seu grupo Judas, porém lembramos que foi ele quem se perdeu. não dizendo que foi por causa do dinheiro, mas o evangelho sempre diz que ele era ganancioso.
Portanto o mal não é o dinheiro ou os bens, mas o amor que você coloca nele. A pessoa gananciosa só pensa em acumular riquesa, e coloca nela seu coração, sua segurança, etc. Ao invés de coloca-la em Deus, a riqueza passa a substituir Deus.
Mt 6, 19-20
Me respondam:
Quantos pares de calçados você tem?
Quantos bonés?
Pense um pouco... o que você tem em casa em grande quantidade que você não tem usado com frequencia?
O contrário de avareza é o Desprendimento.
Ser pobre não é ser mendingo.
O cristão não ama a pobreza, pela própria pobreza, isto seria miséria; mas ama a pobreza por amor a libertade que o desapego que ela proporciona.
Quantos pares de calçados você tem?
Quantos bonés?
Pense um pouco... o que você tem em casa em grande quantidade que você não tem usado com frequencia?
O contrário de avareza é o Desprendimento.
Ser pobre não é ser mendingo.
O cristão não ama a pobreza, pela própria pobreza, isto seria miséria; mas ama a pobreza por amor a libertade que o desapego que ela proporciona.
Lc 12, 16-21
E sempre que pensar em ter mais do que necessita com medo de faltar algo lembre-se do que diz o salmista:
“o Senhor é meu pastor e nada me faltará!” Salmo 23
Isto não quer dizer que não devemos ser previdentes tendo em vista as necessidades da vida. É pelo nosso trabalho que o Senhor traz o pão de cada dia `a nossa mesa. Que ninguém fique esperando, na fé, e de braços cruzados , o socorro do céu.
Que tal dar uma olhada no seu guarda roupas, nos brinquedos e em tudo que você tem, acha que pode doar algo?
Uma semana sem exageros, com muita humildade pra todos!
hummmm linda a foto amor...
ResponderExcluir