quarta-feira, 18 de maio de 2011

São Felipe e São Tiago Menor apostolos e missionários

Olá meus amigos leitores!
Que a paz de Cristo esteja com vocês!
Estou postando hoje na integra o artigo que postei no jornal da Paróquia de Santa Luzia de Luiz Antônio, SP.
Este texto me deu um trabalhão, pois tive que dedicar e pesquisar bastante em texto sérios e reconhecidos pela Sagrada Igreja Católica.
Vai pra vocês a historia desses dois maravilhosos apóstolos de Cristo!




Desde o início, Jesus nos deu uma missão, levar o Evangelho para aqueles que não o conheciam, e acima de tudo para que nós vivêssemos este evangelho.

Um bom exemplo para nós deste trabalho é a vida dos apóstolos, veremos agora a vida e a missão de dois deles: Felipe e Thiago Menor, considerados grandes missionários da palavra de Cristo.

Para iniciar essa missão Jesus escolheu 12 apóstolos para ajudá-lo, eram amigos, entre eles se achava Felipe, natural de Betsaida na Galileia. Recebeu o chamado do próprio Jesus que apenas lhe disse: “Segue-me”. Logo de inicio reconheceu Jesus, e em seguida apresentou o próprio Jesus a Natanael dizendo: “... achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José.” (cf Jô 6, 57).

Podemos encontrar no Evangelho de João a maioria das citações sobre Felipe. Tinha uma personalidade agradável, era simples, pouco estudo, sincero e com tantas outras qualidades.

Felipe estava na milagrosa multiplicação dos pães, foi para ele que Jesus perguntou onde iriam comprar pão pra tanta gente. Isso era um teste para Felipe, pois Jesus já sabia o que iria fazer.

Felipe respondeu com simplicidade que duzentos denários de pão não seriam o suficiente para que cada um recebece um pedaço (o denário era a diária de um operário).

Felipe aparece novamente no relato do evangelho segundo João onde é procurado por alguns gregos que querem ver Jesus (cf Jo 12, 20-21).

Na vida ao lado de Cristo, a seu modo ele faz uma pedido ao mestre: “... Senhor mostra-nos o pai e isso nos basta.” (cf Jo 14, 8) e nessa simplicidade Jesus descreve a eles que Ele está no Pai, como o Pai está nele.

Felipe foi um grande missionário foi ele que levou o evangelho aos gregos, pois sabia sua língua.

Segundo São Clemente de Alexandria, São Felipe morreu como mártire sendo crucificado de cabeça pra baixo; já outros estudiosos dizem que ele foi amarrando numa cruz e apedrejado. No seu escudo aparecem dois pães e uma cruz. Os pães lembram o comentário de Felipe a Jesus, diante da multidão, para qual Jesus multiplicou os pães. A Cruz lembra seu martírio. A Festa de São Felipe é celebrada no dia 03 de maio.





Juntamente com São Felipe a Igreja celebra São Tiago Menor, Filho de Alfeu e Maria, irmão de Judas Tadeu, chamado de menor pelos evangelistas para distingui-lo do outro Tiago irmão de João.

Acredita-se que ele era mais jovem e de baixa estatura.



Tiago é pouco citado nos evangelhos, seu nome aparece na escala dos 12 apóstolos e é nomeado de O Justo. Segundo o evangelista Marcos algumas pessoas que estavam no templo onde Jesus pregava, desconfiavam do Cristo e afirmavam que ele era simplesmente parente de Tiago, pois de fato ele era primo do próprio Cristo, tanto que sua mãe Maria de Cléofas é uma das primeiras a ver Jesus ressuscitado.



A falta de informação nos evangelhos é compensada pelas fartas referencias em outros livros bíblicos; como bom missionário é citado por Lucas nos Atos dos Apóstolos, pois ele se torna a maior autoridade da Igreja em Jerusalém após a partida de Pedro. Participou ativamente do I Concílio da Igreja onde se discutiu o problema da circuncisão e da lei mosaica a serem impostas ou não aos convertidos do paganismo. Tiago teve um papel importante quando deu sua opinião, aceita por todos (cf At. 15).



São Paulo chega a citar seu nome em primeiro lugar, dizendo: "Tiago, Pedro e João, considerados colunas da Igreja" (cf Gl 2,9). Foi com ele que Paulo, depois de convertido, se encontrou em Jerusalém.



Dizem as Escrituras que Tiago sempre teve atenção e carinho especiais de Jesus Cristo. Além de considerá-lo um homem de grande elevação espiritual, ainda era seu parente próximo. Tiago foi testemunha da Ressurreição de Jesus; (cf 1Cor 15,7).

Tiago também escreveu uma epistola no qual ele nos dá bons conselhos e instruções. Lá encontraremos temas como: sabedoria, ricos e pobres e o uso da língua (cf Th 3).

O martírio de São Tiago foi através do apedrejamento.

Felipe e Tiago são dois maravilhosos exemplos de fé, aprendizado e disposição.

São Felipe e São Tiago, rogai por nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário