quarta-feira, 31 de agosto de 2011
São Tiago Apóstolo (o Maior)
Natural da Galiléia, Tiago era filho de Zebedeu e Salomé e pescava para viver juntamente com seu irmão João (o evangelista). Certo dia Jesus passava próximo ao lago de Genezaré quando viu o Pedro e André, que pescavam e os chamou para convertê-los em pescadores de homens. Também chamou outros jovens, entre os quais Tiago e João. Ambos abandonaram de imediato o trabalho, deixaram seus pais e O seguiram (c.f Lc 5,10).
Mesmo tendo os doze apóstolos como amigos próximos, Jesus sempre chamava três para acompanhá-lo, Pedro, João e Tiago.
Os irmãos Tiago e João eram de temperamento impetuoso tanto que em certa ocasião queria chamar “fogo dos céus” para os Samaritanos que rejeitaram a Cristo, este, porém os apelidou de Boanerges que significa “filhos do Trovão” (c.f Lc 9,54).
Tiago é muito citado nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, era muito ativo e prestativo. Estava presente em vários momentos e milagres:
• Na cura da sogra de Pedro (c.f Mc 1,29);
• Na ressurreição da filha de Jairo (c.f Lc 8,51);
• Estavam com Jesus quando ele falou sobre a queda do Templo de Jerusalém e sobre as guerras que seguiriam fomes e terremotos (c.f Mc 13,3-8)
• Na transfiguração de Cristo no monte Tabor (c.f Lc 9,28);
• Na agonia de suor de sangue no Getsamânia (c.f Mc 14,33);
• Foram testemunhas da terceira aparição de Jesus após a morte e ressurreição as margens do lago de Tiberíades(c.f Jô 21,1-14).
Uma outra particularidade de São Tiago era que além do irmão João sua mãe também acompanhava Jesus. Ela é citada nas Sagradas Escrituras quando incentiva os filhos a pedir a Jesus para colocá-los um a sua direita e outro a sua esquerda, não entendendo que o significado da missão de Jesus, este, porém explica que quem o segue tem que aprender a servir e nunca a ser servido (c.f Mc 10, 35-44).
Sua mãe também é uma das mulheres que estavam na crucifixão de Jesus (c.f Mc 15,40), e após sua morte estava também entre as que compram os perfumes e óleos para preparar o corpo de Jesus para o Santo sepulcro. E são elas que percebem que o corpo de Jesus já não esta mais lá. (c.f Lc 24, 1-10)
Tiago é o primeiro apostolo a sofrer martírio, é o único citado nos Atos dos Apóstolos(c.f At 12,1). Foi Capturado, decapitado a espada a mando do rei da Judéia Herodes Agripa I, por volta do ano 44 de nossa era.
Segundo uma tradição, antes de ser martirizado, São Tiago abraçou um carcereiro desejando-lhe "a Paz de Cristo". Este gesto converteu o carcereiro que, assumindo a fé em Jesus, foi martirizado juntamente com o apóstolo.
Existe ainda outra tradição sobre os lugares em que São Tiago passou, levando a Boa Nova do Reino. Dentre estes lugares, a Espanha onde, a partir do Século IX, teve início a devoção a São Tiago de Compostela.
A igreja celebra São Tiago Maior em 25 de Julho.
São Tiago, rogai por nós.
São Bartolomeu, apostolo de Jesus Cristo
São Bartolomeu, apóstolo de Jesus Cristo
Quando pensamos nos apóstolos de Jesus, raramente vemos alguma citação de Bartolomeu. Na Sagrada Escritura ele aparece na lista dos 12 apóstolos nos três primeiros evangelhos (cf. Mateus 10,13/ Marcos 3,18/ Lucas 6,14) e depois, seu nome não é mais mencionado.
Já no Evangelho de João quando ele cita a lista dos doze apóstolos, ele escreve Natanael e não Bartolomeu entende-se, então, que é a mesma pessoa. (cf João 21,2)
E é lá, no evangelho de João, que conhecemos um pouco deste apóstolo.
Segundo João, quando Felipe foi escolhido por Jesus, correu ao encontro de Natanael e disse que havia encontrado aquele que Moisés havia escrito nas leis. Dizendo:
- É Jesus de Nazaré. Filho de José!
Então, Natanael responde preconceituosamente:
-De Nazaré pode sair coisa boa?
É onde surge o convite, e Felipe diz: “Venha e verá!”
O dialogo entre Jesus e Natanael é recheado de sabedoria e aprendizado.
Logo, quando Jesus o encontra, exclama dizendo ter encontrado um verdadeiro israelita e sem falsidade.
Natanael, ainda desconfiado, questiona de onde Jesus o conhecia. Jesus responde que antes de Felipe o convidar ele já o havia visto embaixo de uma figueira. Natanael reconhece o Messias e responde: “Rabi, tu és o filho de Deus, tu é o rei de Israel!”
Jesus diz a Natanael se ele o reconhece só porque ele o viu debaixo da figueira e faz uma revelação dizendo a Natanael que ele ainda verá coisas maiores; como o dia em que verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o filho do homem. (cf. João 1,43-51)
Possível mente Bartolomeu/Natanael esteve nas Bodas de Cana e presenciou o milagre da transformação da água e o vinho, segundo evangelho de João ( João 2,1-2)
A sagrada tradição nos conta que Bartolomeu pregou o Cristianismo até na Índia. Sofreu o martírio na cidade de Albanópolis atual Derbent. Ele foi morto por esfolamento. Na capela Sistina ele foi pintado segurando sua própria pele na mão esquerda e na direita o instrumento de seu suplício, uma alfange.
No dia 04 de outubro de 2006 o Papa Bento XVI, fala sobre a vida e os ensinamentos de São Bartolomeu: "Para concluir, podemos dizer que a figura de São Bartolomeu, mesmo sendo escassas as informações acerca dele, permanece, contudo diante de nós para nos dizer que a adesão a Jesus pode ser vivida e testemunhada também sem cumprir obras sensacionais. Extraordinário é e permanece o próprio Jesus, ao qual cada um de nós está chamado a consagrar a própria vida e a própria morte".
A igreja celebra são Bartolomeu em 24 de agosto.
São Bartolomeu rogai por nós.
Assinar:
Postagens (Atom)