quarta-feira, 31 de agosto de 2011

São Tiago Apóstolo (o Maior)








Natural da Galiléia, Tiago era filho de Zebedeu e Salomé e pescava para viver juntamente com seu irmão João (o evangelista). Certo dia Jesus passava próximo ao lago de Genezaré quando viu o Pedro e André, que pescavam e os chamou para convertê-los em pescadores de homens. Também chamou outros jovens, entre os quais Tiago e João. Ambos abandonaram de imediato o trabalho, deixaram seus pais e O seguiram (c.f Lc 5,10).


Mesmo tendo os doze apóstolos como amigos próximos, Jesus sempre chamava três para acompanhá-lo, Pedro, João e Tiago.


Os irmãos Tiago e João eram de temperamento impetuoso tanto que em certa ocasião queria chamar “fogo dos céus” para os Samaritanos que rejeitaram a Cristo, este, porém os apelidou de Boanerges que significa “filhos do Trovão” (c.f Lc 9,54).


Tiago é muito citado nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, era muito ativo e prestativo. Estava presente em vários momentos e milagres:


• Na cura da sogra de Pedro (c.f Mc 1,29);


• Na ressurreição da filha de Jairo (c.f Lc 8,51);


• Estavam com Jesus quando ele falou sobre a queda do Templo de Jerusalém e sobre as guerras que seguiriam fomes e terremotos (c.f Mc 13,3-8)


• Na transfiguração de Cristo no monte Tabor (c.f Lc 9,28);


• Na agonia de suor de sangue no Getsamânia (c.f Mc 14,33);


• Foram testemunhas da terceira aparição de Jesus após a morte e ressurreição as margens do lago de Tiberíades(c.f Jô 21,1-14).


Uma outra particularidade de São Tiago era que além do irmão João sua mãe também acompanhava Jesus. Ela é citada nas Sagradas Escrituras quando incentiva os filhos a pedir a Jesus para colocá-los um a sua direita e outro a sua esquerda, não entendendo que o significado da missão de Jesus, este, porém explica que quem o segue tem que aprender a servir e nunca a ser servido (c.f Mc 10, 35-44).


Sua mãe também é uma das mulheres que estavam na crucifixão de Jesus (c.f Mc 15,40), e após sua morte estava também entre as que compram os perfumes e óleos para preparar o corpo de Jesus para o Santo sepulcro. E são elas que percebem que o corpo de Jesus já não esta mais lá. (c.f Lc 24, 1-10)


Tiago é o primeiro apostolo a sofrer martírio, é o único citado nos Atos dos Apóstolos(c.f At 12,1). Foi Capturado, decapitado a espada a mando do rei da Judéia Herodes Agripa I, por volta do ano 44 de nossa era.


Segundo uma tradição, antes de ser martirizado, São Tiago abraçou um carcereiro desejando-lhe "a Paz de Cristo". Este gesto converteu o carcereiro que, assumindo a fé em Jesus, foi martirizado juntamente com o apóstolo.






Existe ainda outra tradição sobre os lugares em que São Tiago passou, levando a Boa Nova do Reino. Dentre estes lugares, a Espanha onde, a partir do Século IX, teve início a devoção a São Tiago de Compostela.


A igreja celebra São Tiago Maior em 25 de Julho.


São Tiago, rogai por nós.

Um comentário:

  1. Amei mãe e queria muito também postar nesse maravilhoso blog por favor deixa, né?

    Ass: Júlia dos Anjos Duran

    ResponderExcluir