São Bartolomeu, apóstolo de Jesus Cristo
Quando pensamos nos apóstolos de Jesus, raramente vemos alguma citação de Bartolomeu. Na Sagrada Escritura ele aparece na lista dos 12 apóstolos nos três primeiros evangelhos (cf. Mateus 10,13/ Marcos 3,18/ Lucas 6,14) e depois, seu nome não é mais mencionado.
Já no Evangelho de João quando ele cita a lista dos doze apóstolos, ele escreve Natanael e não Bartolomeu entende-se, então, que é a mesma pessoa. (cf João 21,2)
E é lá, no evangelho de João, que conhecemos um pouco deste apóstolo.
Segundo João, quando Felipe foi escolhido por Jesus, correu ao encontro de Natanael e disse que havia encontrado aquele que Moisés havia escrito nas leis. Dizendo:
- É Jesus de Nazaré. Filho de José!
Então, Natanael responde preconceituosamente:
-De Nazaré pode sair coisa boa?
É onde surge o convite, e Felipe diz: “Venha e verá!”
O dialogo entre Jesus e Natanael é recheado de sabedoria e aprendizado.
Logo, quando Jesus o encontra, exclama dizendo ter encontrado um verdadeiro israelita e sem falsidade.
Natanael, ainda desconfiado, questiona de onde Jesus o conhecia. Jesus responde que antes de Felipe o convidar ele já o havia visto embaixo de uma figueira. Natanael reconhece o Messias e responde: “Rabi, tu és o filho de Deus, tu é o rei de Israel!”
Jesus diz a Natanael se ele o reconhece só porque ele o viu debaixo da figueira e faz uma revelação dizendo a Natanael que ele ainda verá coisas maiores; como o dia em que verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o filho do homem. (cf. João 1,43-51)
Possível mente Bartolomeu/Natanael esteve nas Bodas de Cana e presenciou o milagre da transformação da água e o vinho, segundo evangelho de João ( João 2,1-2)
A sagrada tradição nos conta que Bartolomeu pregou o Cristianismo até na Índia. Sofreu o martírio na cidade de Albanópolis atual Derbent. Ele foi morto por esfolamento. Na capela Sistina ele foi pintado segurando sua própria pele na mão esquerda e na direita o instrumento de seu suplício, uma alfange.
No dia 04 de outubro de 2006 o Papa Bento XVI, fala sobre a vida e os ensinamentos de São Bartolomeu: "Para concluir, podemos dizer que a figura de São Bartolomeu, mesmo sendo escassas as informações acerca dele, permanece, contudo diante de nós para nos dizer que a adesão a Jesus pode ser vivida e testemunhada também sem cumprir obras sensacionais. Extraordinário é e permanece o próprio Jesus, ao qual cada um de nós está chamado a consagrar a própria vida e a própria morte".
A igreja celebra são Bartolomeu em 24 de agosto.
São Bartolomeu rogai por nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário